Você sabia que o Arquivo Nacional possui o Fundo Objeto Voador Não Identificado – OVNI (BR DFANBSB ARX)?
O acervo sobre OVNIs é produzido pelo Comando da Aeronáutica do Brasil e está sob a guarda do Arquivo Nacional. Ele é composto de 743 registros que incluem relatos, questionários sobre ocorrências, correspondências, fotografias, desenhos, vídeos, áudios e recortes de jornais e revistas a respeito de objetos que foram vistos nos céus brasileiros ao longo dos anos.
A primeira ocorrência do Fundo Objeto Voador Não Identificado data de 1952 e a mais recente de 2016. É importante lembrar que OVNIS não significam necessariamente a existência de discos voadores ou extraterrestres. Esta denominação serve para designar qualquer objeto voador que não teve sua origem identificada de maneira imediata. Ou seja, podem ser satélites, drones, balões, fenômenos naturais, entre outros.
O fundo sobre OVNIs pode ser acessado através do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) clicando aqui . Também é possível ter acesso a um conjunto de imagens sobre o tema através do perfil do Arquivo Nacional no site Pinterest aqui .