Uma música disputada por dois autores. Essa é a mais nova polêmica envolvendo o nome do cantor sertanejo Eduardo Costa. Desta vez, ele está sendo processado por plágio. E o cantor Armando Filho, que diz ser o dono da obra, pede uma indenização milionária. O Domingo Espetacular foi conversar com ele, em Pernambuco, para entender por que essa disputa foi parar na Justiça.
Segundo o colunista Peterson Renato, do Hora Top TV, o autor relatou que fez sucesso com o álbum Final Feliz, no ano de 1990, contendo a canção Mover do Espírito — também conhecida entre os fãs por Quero Que Valorize e Você Tem Valor. O acontece, ainda de acordo com o compositor, que ele teria descoberto que seu maior sucesso musical fora cadastrado por Eduardo Costa junto à União Brasileira de Compositores como sendo escrita por ele.
Nos autos, Armando filho afirmou que, para colocar a obra com sua, o réu da ação teria apenas trocado o nome, deixando Você Tem Valor, como ficou popularmente conhecida entre os fãs.
No processo, o compositor garantiu que não se trata de apenas existirem semelhanças entre as letras. Na verdade, ele relatou que a composição apresentada por Eduardo Costa é uma cópia “exata” da sua. Isso, segundo o autor, caracterizaria o plágio.
A pedido do Domingo Espetacular, o material foi analisado pelo Perito Adrian Ramos que também afirmou o plágio musical.
Para compensar suas perdas, Armando pede, na ação, uma indenização de R$ 1 milhão por danos morais, e outra compensação por lucros cessantes.
Fonte: Metrópoles / Domingo Espetacular